Mala com 13 filhotes de cachorro é abandonada na frente de condomínio. Veja vídeo:

Na noite de quinta-feira (6), uma mala contendo 13 filhotes de cachorro foi abandonada em frente a um condomínio em Criciúma, no sul de Santa Catarina. Os filhotes, que estavam em risco de sufocamento, foram resgatados pela protetora de animais Tatiana Rodrigues, que foi chamada pelos zeladores do local. “Estavam morrendo sufocados, provavelmente”, lamentou Tatiana.

Os filhotes, com cerca de 45 dias de vida, foram encaminhados a um veterinário na sexta-feira (7). Após o atendimento médico, eles foram considerados saudáveis e estão agora à procura de lares adotivos. Tatiana confirmou que os animais já estão comendo e aparentemente bem.

O abandono de animais é um crime conforme o Artigo 32 da Lei contra Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/98), que prevê penas de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda futura de animais para os infratores.

O abandono de animais é uma prática cruel que tem consequências severas para os animais. Eles podem sofrer de saúde precária, vida encurtada e aumento do risco de predadores e doenças​​. Além disso, muitos animais abandonados perdem a confiança nos humanos, o que dificulta ainda mais a sua adoção futura.

A pandemia de COVID-19 agravou o problema, com muitas pessoas adquirindo animais de estimação impulsivamente e depois abandonando-os ao retornarem ao trabalho presencial ou enfrentarem dificuldades financeiras.

Para combater o abandono de animais, é essencial promover a educação sobre a posse responsável de animais de estimação e oferecer recursos para aqueles que enfrentam dificuldades em cuidar de seus animais. Programas de esterilização a baixo custo e centros de adoção são ferramentas importantes para ajudar a reduzir a população de animais abandonados e proporcionar a eles lares seguros e amorosos.

A história dos 13 filhotes de Criciúma é um triste lembrete da necessidade de responsabilidade e compaixão na posse de animais. A adoção responsável não só proporciona um lar seguro para os animais, mas também contribui para uma sociedade mais empática e consciente.

Veja também
Recentes