Premiê britânico comunicou decisão ao rei e se emocionou ao falar da família durante pronunciamento
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo de chefe de governo e à liderança do Partido Trabalhista, em uma decisão que surpreendeu o cenário político britânico.
Durante pronunciamento oficial, Starmer afirmou que todas as decisões tomadas ao longo de sua trajetória no governo tiveram como objetivo colocar o país em primeiro lugar. O premiê também revelou que comunicou sua decisão ao rei antes do anúncio público.
“Todas as decisões que tomei foram pensando em colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que renunciarei à liderança do Partido Trabalhista. Conversei com Sua Majestade o Rei esta manhã para informá-lo da minha decisão”, declarou.
Discurso foi marcado por emoção
Visivelmente emocionado, Keir Starmer também dedicou parte do discurso à família. O primeiro-ministro afirmou que pretende dedicar mais tempo à esposa e aos filhos após deixar o cargo.
“Quando eu deixar o cargo mais importante do país, dedicarei mais tempo à tarefa mais importante: ser o melhor marido possível para minha esposa, Vic, e o melhor pai possível para meus filhos”, afirmou.
Governo enfrentou desafios
A renúncia ocorre em meio a um período de dificuldades políticas enfrentadas pelo governo britânico. Durante sua gestão, Starmer lidou com debates relacionados à economia, segurança pública, imigração e temas internos do Partido Trabalhista.
O anúncio provoca uma nova fase de incerteza política no Reino Unido, com expectativa sobre a escolha da nova liderança trabalhista e os próximos passos do governo.
Processo de sucessão
Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o processo de sucessão no cargo de primeiro-ministro ou sobre o calendário para a escolha do novo líder do Partido Trabalhista.
A saída de Keir Starmer encerra um período importante da política britânica e abre espaço para uma nova disputa pelo comando do governo do Reino Unido.











