Polícia desmonta estrutura de garimpo ilegal e apreende embarcações e veículos; Veja vídeo

Notícias Vídeo principal
Reprodução: Policia Militar Meio Ambiente MG

Segue a versão otimizada, com frases mais curtas, mais conectivos e menor uso de períodos longos: Uma força-tarefa das Forças de Segurança desarticulou estruturas usadas pelo garimpo clandestino no Sul de Minas Gerais durante uma operação realizada entre os dias 24 e 26 de junho. A ação ocorreu nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca. Ao todo, os agentes prenderam cinco pessoas, destruíram 22 dragas e apreenderam 300 gramas de ouro. Além disso, as equipes recolheram embarcações, veículos e aplicaram dezenas de infrações ambientais.

Operação fiscalizou 24 alvos

Durante os três dias de operação, os agentes fiscalizaram 24 locais suspeitos de exploração ilegal. Também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Além disso, apreenderam 11 embarcações, quatro veículos e lavraram 33 autos de infração e notificações ambientais.

Ação reuniu forças estaduais e federais

A operação mobilizou 84 policiais militares, 26 viaturas, 11 drones, 10 embarcações, equipamentos de comunicação via satélite e um helicóptero Pegasus. Além da Polícia Militar, participaram da ação a Polícia Federal, o Ibama, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Objetivo foi combater crimes ambientais

A operação integra a Operação Protetor dos Biomas, coordenada pelo Ministério da Justiça. A iniciativa reforça o combate ao garimpo ilegal, ao desmatamento e às queimadas. Por fim, as forças de segurança afirmaram que a ação busca impedir a exploração irregular de minerais. Além disso, pretende reduzir os danos causados aos rios, à fauna, à flora e aos ecossistemas da região.

Curtiu? Compartilhe

Ajuda a espalhar a notícia — manda no grupo.

Institucional