A partir da próxima segunda-feira (09.05), a tarifa do transporte coletivo intermunicipal, entre Cuiabá e Várzea Grande, passará a custar R$ 4,95. A decisão foi aprovada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), nessa segunda-feira (02.05). Um aumento de R$0,85 para os usuários. O reajuste tarifário foi proposto pela União Transporte.
A Ager também determinou que a empresa União Transporte e Turismo Ltda, responsável pela prestação do serviço, aumente a frota, no prazo de 30 dias, para o total de 62 veículos.
“Os poderes concedentes deverão contar com receitas extra tarifárias ou com recursos provenientes dos cofres públicos, para assegurar a justa e adequada remuneração das empresas operadoras, haja vista que o equilíbrio econômico perseguido, não poderá causar impactos insuportáveis aos usuários pagantes”, disse trecho da nota divulgada pela Ager.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sinalizou positivamente para o reajuste da tarifa do transporte coletivo da capital. A data prevista para a mudança do valor é também no dia 09 de maio, porém a prefeitura ainda não divulgou a alteração, oficialmente.
Em outubro de 2021, o Conselho Municipal de Trânsito (CMT) e a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) apontaram a necessidade de reajuste da tarifa devido ao aumento no preço do diesel. No entanto, o prefeito conseguiu segurar o valor em R$ 4,10 ao negociar com o setor e cobrar melhorias e renovação da frota. Com isso, foram entregues 150 novos ônibus, 70% da frota com ar-condicionado, e nove vans para o Projeto Buscar.
“Sou o único prefeito da história que menos concedeu aumento de tarifas no transporte coletivo, foram apenas dois e é algo que precisa ser feito. Mas, Cuiabá estava pagando uma tarifa muito cara para a prestação de serviço que lhe era oferecida. Apesar de reconhecer os aumentos terríveis no preço do combustível, eu disse que não falaria de aumento de tarifa enquanto não fosse renovada a frota e não fossem entregues ônibus com ar-condicionado”, explicou o prefeito.
Via Capital Notícia









