Polícia descobre esquema de gato de energia e prende empresário e gestora em flagrante em VG e Cuiabá; veja vídeo

Vovô de Olho Vídeo principal

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Gateiro para combater fraudes em medidores de energia elétrica em Várzea Grande e Cuiabá. Durante as diligências, os investigadores prenderam um empresário de 53 anos e uma gestora de 44 anos após identificarem irregularidades em estabelecimentos ligados aos suspeitos.

A ação surgiu como desdobramento da Operação Curto-Circuito, realizada em 2025, que revelou um esquema de adulteração de medidores de energia em estabelecimentos comerciais da região metropolitana. Além das prisões, os policiais recolheram materiais que poderão ampliar as investigações e apontar novos envolvidos.

Polícia mira responsável por instalar fraudes

A Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG) iniciou a Operação Gateiro para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um técnico eletricista de 54 anos. Os investigadores apontam o suspeito como responsável pela instalação de sistemas clandestinos de desvio de energia em empresas da região.

Durante a ação, os policiais realizaram buscas na residência do investigado e apreenderam seu aparelho celular. Agora, a equipe analisará o conteúdo para identificar possíveis clientes, parceiros e outras pessoas ligadas ao esquema.

Além disso, os investigadores pretendem utilizar as informações coletadas para aprofundar as apurações e ampliar o alcance da operação.

Fiscalização encontra irregularidades em dois locais

Na sequência, equipes da Polícia Civil, da Energisa e da Politec fiscalizaram empresas e instituições para verificar possíveis fraudes em medidores de energia elétrica.

No bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande, os agentes identificaram uma adulteração em um medidor instalado em um restaurante. Após constatarem a irregularidade, os policiais prenderam o proprietário do estabelecimento.

Pouco depois, a fiscalização encontrou outra fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos localizado no bairro Capão do Pequi. Em seguida, os agentes conduziram a gestora e tesoureira da instituição para os procedimentos legais.

Segundo a Polícia Civil, os dois suspeitos já responderam anteriormente por estelionato relacionado a fraudes em energia elétrica.

Fraudes causam prejuízos milionários

O delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG, destacou que as investigações buscam interromper toda a cadeia criminosa envolvida nesse tipo de fraude.

De acordo com ele, os responsáveis pela instalação dos sistemas clandestinos sustentam esquemas que geram prejuízos milionários para as distribuidoras de energia. Além disso, essas práticas impactam diretamente a sociedade e os consumidores que pagam regularmente suas contas.

Curtiu? Compartilhe

Ajuda a espalhar a notícia — manda no grupo.

Institucional