O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou nesta terça-feira (23) o afastamento imediato de Pedrinho da administração da SAF do Vasco. A decisão também retirou dos cargos os conselheiros Christiano Stockler Campos e Felipe Elias. Com a medida, a advogada Samantha Longo assumirá temporariamente a gestão da Sociedade Anônima do Futebol vascaína como interventora judicial. A decisão partiu da juíza Caroline Fonseca, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, após uma ação apresentada pela acionista 777 Carioca. A empresa utilizou apontamentos do Conselho Fiscal da própria SAF para sustentar a existência de irregularidades administrativas e de governança.
Pedrinho segue no comando do clube associativo
Apesar do afastamento da SAF, Pedrinho continuará exercendo a presidência do Club de Regatas Vasco da Gama. A decisão judicial não alterou sua condição como dirigente da associação e manteve sua atuação nos assuntos relacionados ao processo de recuperação judicial do clube. A magistrada destacou que a medida tem efeito apenas sobre a estrutura administrativa da SAF. Dessa forma, a intervenção atinge exclusivamente a gestão da empresa responsável pelo futebol profissional vascaíno.
Interventora terá 60 dias para reorganizar gestão
A Justiça concedeu à interventora Samantha Longo o prazo inicial de 60 dias para implementar medidas voltadas ao fortalecimento da governança, da transparência e da prestação de contas da companhia. Durante esse período, a SAF ficará impedida de realizar novas indicações para recompor os cargos ocupados pelos conselheiros afastados. Além disso, a atual administração não poderá adotar decisões que provoquem impacto na companhia sem autorização judicial.
Decisão amplia crise nos bastidores
A medida representa mais um capítulo da disputa envolvendo o controle da SAF do Vasco. Nos últimos meses, divergências entre dirigentes, acionistas e credores aumentaram a tensão nos bastidores do clube. Com a nomeação da interventora, a Justiça assume temporariamente a supervisão da gestão da SAF e abre uma nova fase no processo que envolve a administração do futebol vascaíno. O caso seguirá em análise na Justiça do Rio de Janeiro nos próximos meses.











