Imagens de um vencedor: cobrador de ônibus se forma em medicina em universidade. Veja vídeo:

Gilberto Arruda, de 49 anos, protagonizou uma história de superação ao se formar em medicina pela Universidade de Brasília (UnB). Ex-cobrador de ônibus, ele celebrou a conquista no Centro Comunitário Athos Bulcão na última sexta-feira (24/5), cercado por familiares e amigos que acompanharam sua trajetória marcada por desafios e determinação.

Após sofrer um grave acidente de trabalho que comprometeu sua mobilidade, Gilberto decidiu transformar a adversidade em motivação. Passou 14 dias em coma e recebeu um diagnóstico pessimista sobre sua capacidade de andar novamente. No entanto, ele não se deixou abater e iniciou uma jornada de recuperação e de preparação para entrar na universidade.

Em 2018, Gilberto ingressou no curso de medicina, o mais disputado da UnB. Durante os anos de estudo, enfrentou dificuldades financeiras e preconceitos, mas encontrou apoio nos professores, amigos e na estrutura oferecida pela universidade, como moradia e auxílio financeiro. “Esse apoio foi muito importante na minha caminhada e para minha permanência na universidade”, ressaltou Gilberto.

A formatura foi um momento de celebração não só para Gilberto, mas também para sua família, que sempre o apoiou. Gilda Arruda, sua irmã mais velha, emocionou os presentes ao subir ao palco para entregar um anel de formatura, simbolizando o apoio incondicional desde que assumiu a responsabilidade de criá-lo após a morte da mãe.

Com planos de se especializar em medicina legal ou familiar, Gilberto pretende seguir uma carreira que lhe permita retribuir à sociedade. Ele acredita que sua história é um exemplo de como é possível superar adversidades com perseverança e apoio. “Nunca ache que as coisas são impossíveis e tenha orgulho de si mesmo, porque, se você não tem, outras pessoas não vão ter”, declarou​.

Veja também
Recentes