A BYD antecipou a importação de veículos para o Brasil antes do aumento do imposto sobre carros eletrificados. Com a medida, a montadora pretende abastecer as concessionárias e garantir estoque suficiente para atender à demanda antes da mudança na tributação. O novo regime entra em vigor após 30 de junho.
Montadora aproveita período de isenção
Até essa data, as montadoras ainda podem importar veículos dentro de cotas com isenção de imposto. As cotas previstas pelo Governo Federal são de US$ 43 milhões para híbridos, US$ 75 milhões para híbridos plug-in e US$ 141 milhões para veículos elétricos.
Imposto chegará a 35%
Após o fim das cotas, todos os veículos eletrificados importados e homologados no país passarão a pagar a alíquota máxima de 35%. Por isso, a BYD decidiu antecipar as importações para reduzir os impactos da mudança tributária.
Mercado pode sentir reflexos
Com um estoque maior, a montadora poderá manter a oferta de veículos por um período, mesmo após o aumento do imposto. Além disso, a nova alíquota pode influenciar os preços dos carros eletrificados no mercado brasileiro e levar outras fabricantes a adotarem estratégias semelhantes.






